- O Airbus A320, voo 2603, da Azul, decolou de Campinas às 6h36min
- Ele pousou em Porto Alegre às 8h06min
- Os passageiros foram recepcionados, ao descer da aeronave, por autoridades e funcionários do aeroporto
- A primeira decolagem ocorreu às 9h34min em direção a São Paulo
- O aeroporto Salgado Filho está fechado desde o dia 3 de maio em razão da enchente; 75% da pista ficou submersa
- Neste primeiro momento, o Salgado Filho terá capacidade para receber até 128 voos diários, mas a movimentação terá crescimento escalonado
- Siga, em tempo real, as últimas informações sobre a reabertura do maior terminal de passageiros do RS
Acompanhe ao vivo a cobertura da reabertura do Salgado Filho
Primeiro pouso simbólico em Porto Alegre
O maior aeroporto do Rio Grande do Sul voltou a receber o pouso de um avião na manhã da última sexta-feira (18). Por volta das 9h40min, tocou a pista do Salgado Filho a aeronave que trouxe os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, para a cerimônia oficial de reabertura.
Apesar do pouso desta sexta, o evento de reinauguração é simbólico. A reabertura comercial ocorre na nesta segunda-feira (21), com a volta do público e dos voos regulares — o primeiro avião de companhia aérea, da Azul, chegará às 8h10min, vindo de Campinas (SP).
Quantos voos serão realizados
Neste primeiro momento, o Salgado Filho terá capacidade para receber até 128 voos diários, mas a movimentação terá crescimento escalonado a partir da reabertura.
Segundo a concessionária Fraport, 71 pousos e decolagens serão realizados envolvendo as cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo no primeiro dia da retomada, atendendo cerca de 9 mil pessoas.
Depois disso, a partir de 28 de outubro, deverão ser 98 voos entre partidas e chegadas no terminal, atendendo cerca de 15 mil passageiros. Em 4 de novembro, o número deverá passar para 122 pousos e decolagens, com 16 mil passageiros.
Já o restabelecimento total da capacidade do Salgado Filho ocorrerá em 16 de dezembro, quando os voos internacionais também retornarão ao terminal.
Horário dos voos no aeroporto em Porto Alegre
Até a conclusão das obras de reparo no Salgado Filho, os voos ocorrerão entre 8h e 22h. Fora deste horário, os trabalhos seguem diariamente para concluir a restauração da pista até o dia 15 de dezembro.
Na parte de operações comerciais, cerca de 70% dos lojistas que já estavam instalados antes da enchente estão prontos para operar a partir da próxima segunda. De acordo com a Fraport, esses serviços também deverão ter incremento escalonado nas próximas semanas.
Conforme o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Fraport obteve crédito de R$ 100 milhões para capital de giro, além de ter sido beneficiada com a suspensão temporária de pagamentos de financiamento e com a liberação de recursos em contas de garantia, que representam um auxílio de mais R$ 165 milhões para a retomada das atividades do aeroporto.
Aeroporto foi fechado em 3 de maio; relembre
A Fraport, que administra o Aeroporto Salgado Filho, decidiu pela paralisação das operações, incialmente, por pelo menos 24 horas, até as 20h30min de sábado, dia 3 de maio. Segundo Edgar Nogueira, vice-presidente de operações da concessionária, a medida foi motivada pelo possível rompimento de um dique próximo ao aeroporto.
Pista do aeroporto esfarelou
Vinte e seis dias depois de ser fechada para pousos e decolagens, a pista do aeroporto Salgado Filho começou a reaparecer, ficando praticamente seca. A parte que ficou mais tempo alagada, próximo da BR-116, aparentava ter sofrido mais com a inundação.
O trecho do asfalto estava esfarelado. A constatação ocorreu durante visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao terminal de Porto Alegre, em 29 de maio deste ano.