Uma manifestação no final da tarde desta sexta-feira (16) bloqueou a pista Capital-Interior da freeway, na altura do quilômetro 94, no trecho entre a nova ponte do Guaíba e a Arena do Grêmio, até as 18h40min, quando foi encerrado.
Cerca de 200 moradores da Vila Farrapos pediam a presença do prefeito Sebastião Melo para tratar de três problemas prioritários que acometem a comunidade: o fechamento definitivo da comporta 14, remoção do lixão do Humaitá e a dragagem do Guaíba. Procurada, a prefeitura de Porto Alegre informou que uma reunião com moradores do Humaitá está marcada para a próxima quarta-feira (14), às 17h.
— Primeiramente, a gente quer o Melo aqui. Queremos falar com ele cara a cara, para não passarmos novamente o que já passamos. Tem gente que nem recuperou o que precisa recuperar ainda — destacou Angelita Santos.
Ela cobra atuação do Executivo para o fechamento da comporta 14 que já foi anunciada aos moradores da região.
— Queremos a comporta concretada como ele prometeu para ontem. Aquela comporta tem que ser fechada, lacrada e concretada — enfatizou.
A retirada dos entulhos é outro ponto importante para os residentes da Vila Farrapos. De acordo com a entrevistada, há moradores que não conseguem retornar para suas casas devido à queima de resíduos e ao mau cheiro no local.
— Queremos a retirada dos entulhos da Voluntário (da Pátria). Famílias não voltaram para suas casas, pois todo dia é uma "fumaceira", com queima de lixos e fios, prejudicando a saúde dos moradores. Os bombeiros não querem mais vir atender aos nossos chamados, são crianças e idosos com problemas respiratórios por causa dessa fumaça. Sobe o gás da queima dos entulhos e fios, é o dia todo isso e a noite piora — acrescentou.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local. Duas das cinco faixas foram liberadas incialmente para desafogamento do trânsito.
Ainda sobre a dragagem, os moradores levantavam cartazes pedindo a limpeza do Guaíba.
— Desde 2012 não é feita a dragagem do rio, que está cheio de areia causando mais risco de uma nova enchente ser ainda maior. Ele (Sebastião Melo) sabe que vai ser — disse Angelita.
O congestionamento chegou a oito quilômetros e alcançou a Avenida Castelo Branco, o Túnel da Conceição e o trânsito sobre a Ponte Nova do Guaíba.