A prefeitura de Porto Alegre selecionou nesta quarta-feira (14) a empresa que vai retirar o entulho de dois de quatro terrenos conhecidos como bota-espera na Capital. Os locais vinham sendo usados como depósito temporário do material retirado das ruas após a enchente que atingiu a cidade em maio. Os resíduos serão encaminhados a um aterro licenciado na Região Carbonífera.
A MCT Transportes apresentou o menor preço para prestar o serviço. Com isso, a empresa vai retirar os materiais de um terreno na Avenida dos Estados, no bairro Anchieta, e de uma área na Rua Voluntários da Pátria, bairro Farrapos, e os transportar a um aterro em Minas do Leão.
A estimativa da prefeitura é de que 37.450 toneladas estejam acumuladas nos dois locais. O custo para recolhimento do lixo, por tonelada, será de R$ 69,55. Os serviços começam na próxima semana e devem ser concluídos em até 45 dias.
A empresa já havia vencido outros dois editais para retirar entulho de quatro terrenos na cidade, quando o resíduo ainda era levado a um aterro de Gravataí. No entanto, por orientação do Ministério Público (MP), a prefeitura da cidade na Região Metropolitana suspendeu os envios de materiais ao local.
Dois terrenos seguem com situação indefinida
De acordo com a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), ainda não há definição de quando será conhecida a vencedora do segundo edital aberto para recolhimento e transporte de resíduos da enchente na Capital. A previsão inicial era de que o resultado saísse na quarta.
A vencedora, que também será selecionada pelo menor valor da proposta, terá de recolher detritos e encaminhar para um aterro em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte. Os terrenos ficam na Avenida da Serraria, no bairro Espírito Santo, e no Sambódromo do Porto Seco, no bairro Rubem Berta.