Se por um lado o nome de Leonardo Pascoal (PL) surgiu de uma indicação política, por outro estamos falando de alguém que gosta do tema educação. Faço essa ressalva porque acredito que o prefeito reeleito Sebastião Melo não tem mais o direito de errar após os sucessivos escândalos de corrupção envolvendo a Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre. Torço que a indicação de Pascoal dê novos rumos para o futuro da Capital.
O ainda prefeito de Esteio falou conosco na Rádio Gaúcha nesta terça-feira (19) e lembrou que, por 14 meses, acumulou o cargo com a secretaria de Educação da cidade.
Entre os índices que usou para exemplificar o avanço na área, um me chamou mais atenção. Entre os alunos do 3º ano do ensino fundamental do município de Esteio, há oito anos, quando assumiu, 45% saíam alfabetizados. Agora, 89% saem alfabetizados no 1º ano.
Esse é um número grandioso. Uma das frases de Pascoal, dizendo que é um apaixonado pela área, traz esperança de que teremos o que falar sobre educação novamente — mas que isso não seja nas páginas policiais.
Ouça a entrevista completa: