A Trensurb funcionará com horário reduzido neste fim de semana, entre 6h e 18h, para que sejam realizados serviços de manutenção. Desde que voltou à ativa, em 30 de maio, o serviço de transporte mantém operação emergencial para atender a população.
A redução ocorre para que sejam realizados reparos em sistemas de energia, via permanente e trens. A operação emergencial ocorre diariamente entre as estações Mathias Velho (em Canoas) e Novo Hamburgo, com intervalo de 35 minutos entre as viagens.
Dois trens percorrem o trecho Mathias Velho-Unisinos (em São Leopoldo) por ambos os lados da ferrovia, enquanto um único trem circula no trajeto de ida e volta, em via única, entre as estações Unisinos e Novo Hamburgo – sendo necessário o transbordo na Estação Unisinos para aqueles que forem seguir viagem.
A partir de segunda-feira (10), os trens voltarão a circular das 6h às 20h. A operação segue sem cobrança de passagem, já que os sistemas de bilhetagem também foram afetados pela calamidade e seguem inoperantes.
A demora para o retorno do funcionamento do trem preocupa comerciantes no centro de Porto Alegre, já que parte da circulação de clientes decorre do movimento da linha férrea. Com estrutura severamente atingida pela inundação, as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado Público, conforme as projeções mais recentes, só devem ser reabertas em 2025.