Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, está em alerta. Existe o risco de o município ser atingido por uma nova inundação do Rio Jacuí. O aviso foi emitido na quinta-feira (20) pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Conforme as previsões meteorológicas, o risco é maior a partir deste sábado.
— A previsão é que amanhã (sábado) a gente tenha um aumento no nível do rio (Jacuí), pelo volume de chuva que caiu no Vale do Taquari nesses últimos dias. A gente já está prevenindo as pessoas para erguer seus móveis, seus utensílios, e que, se possível, saiam de casa — afirma o coordenador da Defesa Civil de Eldorado do Sul, Josimar Cardoso.
Entre terça e quinta-feira, 98 pessoas foram retiradas de casa. Uma delas foi Maicon de Souza, que trabalha em um posto de gasolina. Ele já havia retornado depois da primeira enchente e concluiu a limpeza. Mas teve que sair novamente depois que a água invadiu o primeiro piso.
— Ajeitamos tudo, mas voltou. Saí quarta-feira, já com a água nos pés. Tô até agora esperando pra voltar. Enquanto isso, estou ficando no posto onde trabalho. É preciso ter força — lamenta o morador do bairro Cidade Verde.
Na manhã desta sexta-feira (21) havia ruas alagadas, como nos bairros Cidade Verde e Vila da Paz.
Lixo nas ruas
Junto com as áreas alagadas, ainda há muita sujeira nas ruas da cidade. GZH circulou por pelo menos quatro bairros. Na Vila da Paz e no bairro Cidade Verde, há lixo em ruas menores. Uma escavadeira foi vista em uma ruma tomada pelos entulhos.
No bairro Sans Souci o acúmulo pode ser visto em vias sem saída próximas ao Guaíba. Já no bairro Itaí, as vias estavam praticamente limpas.