A cidade de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, segue em alerta para uma nova inundação do Rio Jacuí. De acordo com a prefeitura, nesta terça-feira (18), falta apenas um metro para que a água volte a invadir os bairros Chácara, Cidade Verde, Vila da Paz, Irga e Picada.
Segundo o vice-prefeito do município, Ricardo Alves, o rio está subindo aproximadamente seis centímetros por hora. Na última medição, das 18h, realizada pela régua de Triunfo, o nível estava em 5m18cm. A cota de inundação em Eldorado do Sul é de 6m.
— O rio ainda não estabilizou, pelo contrário, ele segue subindo. Iremos avisar a população que existe o risco para inundação. Ainda temos margem de até um dia, mas temos que agir enquanto estamos em tempo — explicou Alves.
Ainda conforme vice-prefeito, se o Jacuí continuar em elevação o pior cenário é esperado para a noite de quarta-feira (18). Caso o rio apresente estabilidade, apenas comunidades próximas das margens serão afetadas.
Plano de contingência
O plano de contingência do município foi implementado e a Defesa Civil está orientando que os moradores se dirijam para o Ginásio Loteamento, na Rua Antônio Mariante, 646, ou para a Emef Cônego Eugênio Mess, na Avenida Nestor Jardim Filho, 1.420. Destes pontos, todos serão realocados pela prefeitura para o abrigo Eliseu Quinhones. Em caso de lotação, as famílias serão encaminhadas para um abrigo na cidade de Guaíba.
Para pedidos de resgates, a orientação é de que os moradores liguem para os telefones 193 (contato de emergência do Corpo de Bombeiros) ou (51) 9 9840-3465.