Diversas vias de Canoas, na Região Metropolitana, seguem tomadas por entulhos nesta quinta-feira (6). São montanhas formadas por móveis, colchões, sofás e eletrodomésticos nos bairros Mathias Velho, Mato Grande, Rio Branco, Fatima e Harmonia. Os materiais são colocados nas calçadas, em frente as residências. No entanto, também tomam conta das ruas e os veículos precisam desviar. Os piores cenários foram encontrados nos bairros Rio Branco e Mathias Velho.
Nas ruas Florianópolis, Soledade, Porto Alegre, São Gabriel e Antônio Prado, no bairro Mathias Velho, veículos passam por apenas um lado da via.
Já na região da Rua Boa Saúde, no bairro Rio Branco, uma árvore caiu ainda durante a enchente. Com a volta dos moradores para as residências, entulhos foram colocados ao redor da árvore.
De acordo com a moradora Gisiane Curtinaz, 44, os vizinhos resolveram colocar os materiais em apenas um lado da rua para não causar o bloqueio total.
— Se não fizéssemos isso, íamos bloquear toda a rua que é bem movimentada. A árvore está caída há três semanas. Caminhões estão encostando nos galhos e mexendo os fios. O medo é ficar sem luz — contou.
Também há uma grande quantidade de materiais nos bairros Fátima e Mato Grande. No bairro Harmonia, na Avenida José Maia Filho, maquinários da prefeitura realizavam a limpeza da região ao longo da manhã.
De acordo com a prefeitura de Canoas, mais de 300 funcionários estão realizando o processo de limpeza das áreas atingidas pela enchente. Os materiais são encaminhados para dois pontos de transbordo, um na Avenida Guilherme Schell, no bairro São Luís, e outro no Parque Eduardo Gomes, no Fátima. Depois, são transportado para um aterro sanitário em Gravataí.