Os bairros Fátima e Rio Branco, em Canoas, estão completamente secos após 32 dias do início da enchente. A confirmação foi feita pela prefeitura do município nesta quarta-feira (5). No entanto, parte do bairro Mato Grande ainda segue com pontos de alagamentos.
De acordo com o superintendente de Infraestrutura da prefeitura, Guilherme Molin, a retirada da água nos dois bairros foi possível graças à utilização de uma bomba anfíbia da empresa Higra. O equipamento veio de São Leopoldo e retira 3,6 mil litros de água por segundo.
Ainda há áreas alagadas na parte mais baixa do bairro Mato Grande. Há pontos onde moradores não conseguiram retornar para as residências. Na Rua Antônio Wobeto, o acesso está bloqueado, e veículos baixos não conseguem acessar ruas próximas devido ao acumulo de água.
Morador do local, Paulo Roberto, 66, e a esposa observavam de longe a residência. Os dois iniciaram o processo de limpeza da casa mesmo com a rua alagada.
— Estamos na primeira parte da limpeza, ainda tem muita coisa pela frente. A água chegou no segundo andar da casa. Perdemos tudo. E agora só essa região que segue com água — relatou.
Conforme o secretário municipal de Obras, Guido Bamberg, mais bombas de drenagem serão instaladas. A expectativa é de que até quinta-feira (6) a região esteja totalmente seca.