A limpeza do Mercado Público de Porto Alegre, iniciada e interrompida na quinta-feira (23), prosseguirá suspensa ao longo do fim de semana. Cogitou-se retomar os trabalhos no sábado, mas a elevação no nível do Guaíba — que alcançou 4m30cm por volta das 20h30min desta sexta — consolidou a decisão de dar continuidade à atividade na segunda-feira (27).
— As medições à tarde indicavam níveis superiores a 4 metros. Na mais recente, marcou 4m23cm, o que nos obriga a adiar, por questão de segurança. Prosseguiremos monitorando — explicou o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa.
Segundo ele, há pressa para recuperar o prédio histórico, que foi tomado pela água da enchente no início de maio.
— Está tudo preparado para reiniciarmos esta atividade, pois calculamos, para cada dia a mais que o Mercado fica fechado, um prejuízo de R$ 500 mil para a economia da Capital.
Conforme o secretário, a operação envolverá a retirada de entulho e de lama acumulados no local, a remoção de produtos e do mobiliário interno estragados e a lavagem por hidrojateamento dos pisos, das paredes e de equipamentos, como câmaras frias.
O serviço será compartilhado entre operários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e equipes da Stihl, empresa do segmento de ferramentas motorizadas e parceira na recuperação do espaço. A Stihl irá lavar o interior do prédio e desobstruir a rede de esgoto, enquanto a prefeitura ficará responsável pela limpeza da fachada e do entorno, além do recolhimento do material a ser descartado.
Segundo Barbosa, a operação deve exigir pelo menos três dias de trabalho. Há a possibilidade de mais adiamentos caso sejam registrados novos episódios de chuva intensa na Capital ou aumento no nível do Guaíba.
Angústia
A demora para a retomada das atividades empresariais no Mercado Público provoca preocupação entre os lojistas permissionários. Para o presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), Rafael Sartori, o desafio é muito grande.
— Infelizmente tivemos que suspender a primeira fase da operação de limpeza. Enquanto começávamos, a água dos bueiros subiu rapidamente e por precaução evacuamos o prédio novamente — conta.