A empresa Stihl, companhia do segmento de ferramentas motorizadas portáteis, vai realizar a limpeza das áreas comuns do Mercado Público de Porto Alegre. O trabalho será realizado a partir das 8h desta quinta-feira (23).
A ideia é finalizar a limpeza em até cinco dias. A Stihl também irá desobstruir a rede de esgoto, que foi comprometida pela lama.
De acordo com cálculos da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, esse trabalho é avaliado em R$ 284 mil.
Já a prefeitura ficará responsável pela limpeza externa do Mercado Público. O serviço também será iniciado nesta quinta e irá durar menos, até três dias.
O prejuízo estimado pelos lojistas se aproxima dos R$ 30 milhões, considerando equipamentos, estoques e vendas que não estão ocorrendo. A estimativa do secretário André Barbosa é que seja possível reabrir todo o Mercado Público em um mês.
- Vai depender muito dos mercadeiros. A parte de cima não foi afetada, mas ela precisará ser higienizada. Vai precisar haver uma dedetização - avalia o secretário.
A iluminação do Mercado Público não foi afetada, assim como os elevadores. Já as escadas rolantes deverão necessitar de reparo.