Depois de apresentar um recuo no final de semana, o nível da água no bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre, voltou a subir nesta terça-feira (14). A reportagem de Zero Hora circulou através de uma embarcação por alguns trechos do bairro e constatou um aumento superior a meio metro do volume.
Ainda na segunda (13), houve elevação de cerca de 30 centímetros do nível d'água na região, principalmente nas imediações da Avenida Assis Brasil. É nas proximidades da avenida que fica o dique da Fiergs, que permanece com extravasamento, mas não corre risco de romper, segundo a prefeitura.
Em pontos dos bairros Humaitá e Anchieta, também na zona norte da Capital, a água voltou a subir, mas de maneira mais razoável, segundo os voluntários, que ainda temem o repique das águas vindo do Guaíba.
As ações de resgate seguem ocorrendo nos bairros da Zona Norte, mas com foco na busca e retirada de animais desta região. O relato em comum dos voluntários que atuam nestas localidades é de que muitos moradores que permanecem em suas residências não desejam sair, devido ao medo de terem suas casas invadidas e roubadas.
Dmae atua em casas de bomba para amenizar o impacto na região
Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), equipes do órgão seguem trabalhando na Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) de número 5, localizada na Avenida Voluntários da Pátria, 5780, no bairro Humaitá. O objetivo da autarquia é religar a estação nesta quarta-feira (15).
Caso o religamento seja possível, a ação vai amenizar o volume de água na região, que ainda tem moradores que não deixaram suas casas, especialmente, em condomínios do bairro Humaitá.
Com relação a Ebap 6, que fica no bairro Anchieta, na Avenida dos Estados, o Dmae informou que as equipes ainda seguirão trabalhando. O motivo é a água do entorno, que precisa ser expurgada para que os servidores restabeleçam o funcionamento da unidade.
Com o funcionamento das duas unidades, a água que atinge centenas de ruas nos bairros da zona norte de Porto Alegre poderá ser retirada das ruas e jogada de volta ao Guaíba.