Cerca de dois mil clientes da CEEE Equatorial, no Centro Histórico de Porto Alegre, voltaram a ter energia elétrica no início da tarde desta quinta-feira (9). Moradores da região já estavam há quatro dias sem luz. O serviço foi restabelecido no perímetro entre a Avenida Borges de Medeiros, a Rua Duque de Caxias e a Avenida Senador Salgado Filho.
De acordo com a CEEE, a religação foi possível após a própria companhia, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil se certificarem que não haveria mais riscos à população de acidente com a rede elétrica. A CEEE não informou quantos clientes do bairro ainda permanecem no escuro.
Atualmente, há 185 mil pontos sem energia na área de concessão da empresa no Rio Grande do Sul. Desses, 145 mil foram desligados para assegurar a integridade física dos cidadãos e serão reativados quando houver segurança, de acordo com a companhia.
Até agora, a CEEE conseguiu normalizar o fornecimento para 65 mil clientes que estavam sem luz por medidas de segurança.
A companhia informou que está participando dos comitês de crise do Estado e do município de Porto Alegre "com a finalidade de alinhar ações conjuntas para minimizar riscos e religar a energia elétrica dos gaúchos com agilidade, sempre que as condições de segurança permitirem".