A nova carteira de identidade poderá ser emitida neste sábado (20) no Departamento de Identificação localizado na Avenida Azenha, em Porto Alegre. Com a alta procura, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) ampliou o expediente para dois sábados de abril.
Entretanto, o atendimento aos sábados só será realizado com o agendamento prévio pelo site. Para este sábado (20), os horários já estão todos ocupados. O agendamento para o próximo, dia 27, será disponibilizado a partir da segunda-feira (22).
Outra medida tomada para desafogar o atendimento na unidade da Avenida Azenha foi a inclusão de mais cinco guichês. Além disso, em locais como o Centro Comercial João Pessoa e unidades do Tudo Fácil, a janela de agendamentos na internet passou de sete dias para 30 dias. Conforme o diretor-geral-adjunto do IGP, Maiquel Santos, quem agendar e não comparecer poderá ser bloqueado no sistema:
— Muitas pessoas com o agendamento ampliado acabam marcando o seu horário e não comparecem. Então, nós estamos tomando algumas medidas para evitar esse não comparecimento das pessoas. Quem agendar, não comparecer para o seu atendimento e não desmarcou o seu agendamento, que essa pessoa não possa realizar novo agendamento pelo prazo de 30 até 90 dias. A gente ainda está estudando qual será o período que essa pessoa ficará sem poder agendar.
Desde o início do mês, a reportagem de GZH tem acompanhado a população enfrentando filas e dificuldades para encaminhar o documento. Ainda segundo Maiquel Santos, a orientação, para quem consegue, é procurar o serviço na parte da tarde:
— As filas, eventualmente, acabam se acumulando muito no início da manhã. As pessoas, com medo de não conseguirem ser atendidas, acabam se aglomerando na frente do Departamento de Identificação pela manhã. Não existe essa necessidade. Eu sempre peço que quem puder vá em um horário um pouco mais tarde, mais próximo ao meio-dia, mais no horário da tarde. Até as 18h fica aberto. Quem conseguir chegar no meio da tarde com certeza vai ser atendido.
Para quem ainda possui o modelo antigo em bom estado de conservação, não há pressa para emitir o novo documento. A antiga carteira de identidade é válida até 28 de fevereiro de 2032, e a primeira via da nova continuará sendo gratuita também até esse prazo.
— O documento antigo é válido até 2032, e o novo documento tem validade de 10 anos. Como estamos em 2024, quem renovar agora, em 2034 vai ter que fazer a segunda via do seu documento — lembra o diretor Maiquel Santos.
Para fazer o novo documento, é necessário ter em mãos a certidão de nascimento ou de casamento atualizada. De acordo com o diretor-geral-adjunto, como o novo Registro Geral (RG) é baseado no Cadastro de Pessoa Física (CPF), é necessário que a pessoa esteja com o cadastro válido na Receita Federal, sem nenhum bloqueio ou pendência.
Além desses dois sábados de abril, O IGP vai estudar a possibilidade de realizar mutirões também em maio e junho, ainda sem dias definidos. A nova carteira reúne o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número de todos os outros documentos, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).