Desde o início do ano, três regiões de Porto Alegre já tiveram mudanças de código postal (CEP). Segundo os Correios, há previsão de mais ajustes no segundo semestre. De acordo com a Superintendência da estatal no Rio Grande do Sul, depois da entrada em vigor das alterações divulgadas, o morador ganha até seis meses de prazo para atualizar os dados em cadastros de correspondência. Antes disso, pacotes e envelopes não são devolvidos e tampouco há complicação na entrega.
— O que pode acontecer é alguma demora na etapa de encaminhamento do objeto. Porque ele pode, com o CEP antigo, acabar indo para uma unidade errada. Mas o cliente segue recebendo e não é penalizado por usar o CEP antigo — explica o chefe da seção de planejamento e dimensionamento dos Correios, Júlio Silva de Vargas.
Como o morador fica sabendo da mudança?
Quinzenalmente, a seção de planejamento e dimensionamento dos Correios, área responsável pelos trabalhos de atualização de CEPs, gera um panfleto de divulgação. Esse panfleto é encaminhado para a unidade de distribuição responsável pela área afetada pelas alterações no código postal. O carteiro associado da agência, então, entrega esses panfletos nas caixas de Correios da rua ou avenida afetada, junto ao resto da correspondência.
Depois da entrega de panfletos, que ocorre uma vez, a seção passa a fazer um acompanhamento periódico dos moradores, buscando identificar casos de pessoas que não atualizaram os dados durante o período de seis meses. Em casos desse tipo, a empresa realiza uma comunicação pontual.
Além disso, os CEPs são atualizados quinzenalmente no banco de dados no site dos Correios. Não há aviso digital formal aos moradores. Porém, a assessoria da estatal se encarrega de divulgar a informação aos veículos de comunicação.
No caso de grandes negócios, o prazo de seis meses de tolerância do uso de CEP antigo pode ser estendido para um ano.
Para moradores com CEP alterado, a mudança pode ser confusa. Lisiane, moradora do bairro Menino Deus, teve uma complicação no cadastro do Detran quando buscou renovar a Carteira Nacional de Habilitação, no meio do ano passado. Segundo ela, o sistema não aceitava os dados, até que um atendente lembrou de uma mudança recente de CEP da rua onde ela mora.
— Então, se descobriu... Porque um colega ajudou a pessoa que estava me atendendo — conta Lisiane.
Quando ocorrem as alterações de CEP?
As alterações se dão conforme haja necessidade, quando são modificadas leis que definem os limites de cada bairro. Segundo Júlio de Vargas, ainda há alterações importantes a fazer, mas a seção se preocupa em realizar as alterações de forma gradual, quinzenalmente, para que não haja transtorno à sociedade.
O chefe da seção relata, também, que há muitos casos em que se ajusta somente o bairro de um endereço, sem precisar trocar o CEP, para que o logradouro se adapte à alteração na lei.
Os dados atualizados podem ser conferidos no site dos Correios ou consultados via Central de Atendimento dos Correios (CAC), pelos telefones 0800-725-0100 (ligando de um telefone fixo) e 3003-0100 (ligando de um celular).
Confira as mudanças de 2024
*Produção: Fernanda Axelrud