O posto avançado da Guarda Municipal foi inaugurado no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, nesta terça-feira (26), em Porto Alegre. O contêiner possui 12 metros de comprimento por 2m5cm de largura. O equipamento está instalado perto da pracinha infantil e junto à Rua Comendador Caminha.
— O posto traz para o parque da cidade aquilo o que todo mundo quer: segurança. A Guarda Municipal se estende para cá e há reivindicações para que isso aconteça em outros parques — afirma o prefeito Sebastião Melo.
A estrutura do contêiner é semelhante à existente no Parque Farroupilha, a Redenção, que opera desde julho de 2023. Também possui um posto elevado de observação e espaço interno para abrigar veículos, como quadriciclos e bicicletas. Dois guardas atuarão no local por turno.
O secretário de Segurança da Capital, Alexandre Aragon, avalia a importância da inauguração do posto no Parcão.
— Em algum momento, a Guarda Municipal foi reduzida a apenas vigilantes de prédios públicos. Hoje, com a nova legislação, ela está se reaproximando da população. Trata-se de um presente de aniversário dos 252 anos para Porto Alegre — diz Aragon.
O comandante da corporação, Marcelo Nascimento, agradeceu aos envolvidos pela concretização da unidade:
— Neste dia festivo, olhando para essa base, o sentimento é de gratidão.
A instalação não gerou custos à administração pública, tendo o equipamento sido viabilizado pela Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) junto ao Hospital Moinhos de Vento. A reportagem de GZH apurou que o valor investido foi de R$ 320 mil.
A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, enaltece a iniciativa:
— Porto Alegre tem se beneficiado muito com iniciativas de empresas e cidadãos. Essa é maravilhosa no Parque Moinhos de Vento, onde havia muitos roubos de fios, ficava tudo escuro e afastava as pessoas.
A superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento, Melina Schuch, destaca que a instituição de saúde é uma grande parceira do Executivo municipal.
— Entendemos que segurança e saúde estão muito integradas. Estamos muito honrados de estar disponibilizando esse ativo para a comunidade — observa Melina.
Idealizadora da iniciativa e autora do projeto indicativo que prevê guaritas fixas da Guarda Municipal nos parques da cidade, a vereadora Mônica Leal (PP) destaca o incremento da segurança para os cidadãos.
— Sempre defendi que os parques e praças da cidade são o coração dos bairros e precisam oferecer segurança para que famílias, crianças e idosos possam frequentar — comenta, dizendo que, em 2022, havia relatos de assaltos e práticas de atividades ilícitas no Parcão.
Neste momento, está sendo revitalizada uma estrutura no Parque Marinha do Brasil para abrigar outro posto avançado da Guarda Municipal. A inauguração está prevista para acontecer em 2024.
A prefeitura da Capital planeja instalar outro na Praça 15 de Novembro, o que deverá ser efetivado nos próximos três meses. Futuramente, a Praça México e algum ponto do bairro Restinga também serão contemplados.