O Parque da Redenção tem a partir desta sexta-feira (28) um posto avançado da Guarda Municipal. A estrutura consiste em um contêiner de 12 metros de comprimento e dois metros e meio de largura adaptado para as atividades da Guarda. O posto avançado foi instalado próximo ao Monumento ao Expedicionário, junto à Avenida José Bonifácio.
A Base Operacional Farroupilha, como o posto é chamado, vai funcionar 24 horas por dia. Uma plataforma de observação foi montada sobre o contêiner para dar uma visão mais ampla do parque aos agentes de segurança. O espaço foi inaugurado na tarde desta sexta-feira.
— Temos condições de lançar imediatamente a tropa. É uma base com material, com quadriciclos, bicicletas. É também uma base de referência para o cidadão que porventura se sinta ameaçado — disse Alexandre Aragon, secretário municipal de Segurança.
A localização da base foi pauta de discussão no Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre. O conselho chegou a emitir um parecer contrário à instalação da estrutura por incompatibilidade arquitetônica com o parque, tombado como patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico de Porto Alegre. Entretanto, o parecer se tornou positivo após pedido de reconsideração pela prefeitura.
— Eu nunca tive dúvida de que um contêiner desses vem muito bem para o parque. Acho que todos os parques deveriam reivindicar isso. Agora, se é mais para lá, ou meio metro para cá, é uma pequena discussão. Lá (no conselho) tem representantes do governo e da sociedade. Dois do governo tinham votado contra. Eu disse a eles que é muito singelo: ou vocês reconsideram, ou vou trocar vocês — disse o prefeito Sebastião Melo.
Conforme a prefeitura, a instalação da estrutura não gerou custos ao poder público. O posto foi viabilizado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) e duas empresas privadas.