A Guarda Municipal de Porto Alegre contará, daqui a poucas semanas, com uma base permanente dentro do Parque da Redenção. A unidade, no interior de um contêiner, está sendo instalada nas imediações do Monumento ao Expedicionário e da Avenida José Bonifácio.
— Era uma demanda antiga dos frequentadores do parque e da comunidade — afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.
O equipamento possui 12 metros de comprimento por 2,5 metros de largura e contará com quatro ambientes: uma sala de operações, uma cozinha, um banheiro e uma garagem, que abrigará os veículos utilizados durante as rondas, como quadriciclos e bicicletas.
— Estamos trabalhando na aquisição, que ainda é embrionária, de drones que não dependem de operação humana — antecipa Aragon, salientando que os aparelhos cumprirão trajetos dentro do parque durante as 24 horas do dia.
Nesta segunda-feira (3), a reportagem de GZH esteve no local para conhecer as instalações. Foi possível ver o observatório, na parte superior da estrutura, onde será instalado um giroflex idêntico aos que ficam em cima das viaturas.
Ainda faltam ser feitas as partes hidráulica, elétrica e o paisagismo externo do contêiner, que será pintado com as cores da corporação e funcionará durante as 24 horas, nos sete dias da semana. As imagens das 26 câmeras de videomonitoramento da Redenção estarão à disposição da Guarda Municipal, em tempo real, no interior do posto.
O equipamento foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) e duas empresas privadas. A prefeitura pretende instalar, futuramente, bases semelhantes em outros parques da Capital.
A Brigada Militar também possui um posto permanente na Redenção, perto de onde ficam os floristas, nos arredores da Avenida Osvaldo Aranha.