A Guarda Municipal terá uma sede dentro do Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre. O complexo de dois andares possui área construída de 735 metros quadrados. As obras começaram na quinta-feira (7) e deverão se estender por um ano.
Quando as intervenções estiverem prontas, agentes estarão presentes durante as 24 horas do dia no espaço. Nos ambientes internos, haverá área para serviço administrativo, atendimento à comunidade e para os profissionais se vestirem.
Segundo a Guarda Municipal, a proposta é reforçar as rotinas de patrulhamento do parque, oferecendo mais segurança aos frequentadores (confira, mais abaixo, o número de ocorrências atendidas pela corporação no local). A edificação fica perto do estacionamento localizado de frente para a Avenida Borges de Medeiros e para o Shopping Praia de Belas.
O imóvel foi projetado para funcionar como um restaurante para os usuários do parque. Ao longo dos anos, passou por reformas e adaptações para sediar setores administrativos da prefeitura. Recentemente, foi usado como sede da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
No ano passado, a Guarda Municipal inaugurou uma base dentro do Parque Farroupilha (Redenção). A corporação ainda pretende implantar em breve outra no Parque Moinhos de Vento (Parcão).
A empresa responsável pela obra no Parque Marinha do Brasil é a Construtora Costamar LTDA. A iniciativa, orçada em R$ 3.074.049,21, integra o programa POA Segura, que engloba R$ 60 milhões em investimentos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Ocorrências atendidas pela Guarda Municipal no Parque Marinha do Brasil em 2023
- Janeiro: 38
- Fevereiro: 33
- Março: 32
- Abril: 35
- Maio: 32
- Junho: 28
- Julho: 35
- Agosto: 31
- Setembro: 29
- Outubro: 34
- Novembro: 11
- Dezembro: 1
Total: 339
Ocorrências atendidas em 2024
- Janeiro: 1
- Fevereiro: 1
Total: 2