Favorecida pelo tempo seco nos últimos dias, a tradicional Feira do Peixe de Porto Alegre comercializou 490 toneladas de pescados nesta edição, que se encerrou nesta Sexta-Feira Santa (29). O desempenho superou em 38% as vendas registradas em 2023, quando haviam sido negociadas 355 toneladas, segundo a Prefeitura de Porto Alegre.
O auge do movimento foi na quinta-feira (28), com 214 toneladas de peixe vendidas. A quarta (27) também registrou bom movimento, com vendas que somaram 100 toneladas.
Nesta sexta (29), a reportagem de GZH esteve na feira e constatou que muitos expositores haviam encerrado as atividades por volta das 11h porque os estoques já tinham sido finalizados. Filés de merluza, traíra, jundiá e tilápia, além de violinha e camarão, estavam em promoção.
Localizada no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, a feira é organizada pela prefeitura da Capital em parceria com a Colônia de Pescadores Z-5 e Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo-Sul (Appesul). Durante cinco dias, circularam pela feira cerca de 500 mil pessoas, de acordo com estimativa da prefeitura.
O destaque das vendas foi a tainha resfriada e congelada, em filé ou inteira, e assada na taquara. Filés de merluza e tilápia também tiveram bom desempenho.
Confira o número de toneladas vendidas em cada dia: