Foi celebrada na noite desta quinta-feira (28) a tradicional missa do lava-pés, que marca a celebração da Semana Santa na tradição católica. Na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, o arcebispo da Capital, Dom Jaime Spengler, conduziu a cerimônia, que ocorreu durante a missa das 19h.
Na cerimônia, o arcebispo lavou os pés de 12 pessoas. O gesto faz referência ao que Jesus Cristo teria feito no dia anterior à sua crucificação, lavando os pés dos 12 apóstolos.
— A celebração de hoje marca o início do chamado Tríduo Pascal, período que compreende os dias entre a prisão e a crucificação de Jesus até a sua ressurreição. O lava-pés é muito representativo, porque Jesus escolheu lavar os pés dos seus discípulos, na véspera de sua morte, ao invés de ser lavado por eles, simbolizando sua entrega e comprometimento com a humanidade — destaca o arcebispo da Capital.
O Tríduo Pascal seguirá sendo celebrado na Catedral Metropolitana nos próximos dias. Nesta sexta-feira (29), ocorre a Cerimônia da Paixão, às 15h, horário em que Jesus foi morto.
No sábado (30), haverá a Vigília Pascal, a partir das 19h. Já no domingo de Páscoa, a missa na Catedral terá início às 10h.