Após chegar aos 37 centímetros no sábado (10) e motivar um alerta do Dmae, o Guaíba voltou a subir e restabeleceu um nível considerado normal para o período. Na manhã desta terça-feira (13), a régua no Cais Mauá marcava 70 centímetros, conforme a Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 44,5 milímetros em Porto Alegre. A média histórica para fevereiro na Capital é de 110,8 milímetros.
Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o alerta para possibilidade de falta de água foi emitido no final de semana pelo nível baixo e pelo calor. Apesar disso, não houve registro de desabastecimento por esse motivo.
Ouvido por GZH na segunda, o hidrólogo da Sala de Situação da Sema, Pedro Camargo, explicou que no verão o nível do Guaíba costuma oscilar entre 70 e 80 centímetros, mas apontou que a situação neste ano é menos preocupante do que em anos anteriores, quando o Estado enfrentou estiagens.
Para fins de abastecimento, a situação é considerada crítica quando o nível fica abaixo de 33 centímetros. Nestes casos, a Estação de Tratamento Belém Novo, responsável pelo abastecimento dos bairros da Zona Sul e de parte da Lomba do Pinheiro, é a mais prejudicada. Também são atingidas áreas mais elevadas da cidade, como o Morro da Cruz.