A quarta-feira (3) ainda tem marcas da chuvarada da tarde anterior na zona norte de Porto Alegre. Em dois pontos, a prefeitura encaminha obras por causa do dano provocado no asfalto. Até o final da manhã, entretanto, cavaletes cercavam os locais, sem trabalhos em andamento.
A reportagem circulou pelas principais vias que ficaram alagadas na tarde e noite de terça-feira (2). Todas, com exceção da Avenida Voluntários da Pátria, junto à Sertório, haviam sido liberadas.
Sem danos no pavimento, trechos das avenidas Amazonas, Ceará, Cairú, Farrapos e Severo Dullius tinham terra na faixa de rolamento e também nas calçadas. Na Voluntários, os carros, ao passarem, levantavam uma nuvem de poeira nos momentos de maior fluxo.
Donos de estabelecimentos na via ainda trabalhavam limpando os pontos onde a água entrou.
Prejuízo na pista
A Avenida Assis Brasil, junto ao bairro Passo d'Areia, foi uma das mais afetadas pela água e onde o prejuízo no asfalto foi maior. No cruzamento com a Avenida Emílio Lúcio Esteves, parte do asfalto cedeu onde há a estrutura de drenagem do Arroio Areia. Essa área foi isolada com cavaletes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
De acordo com o Dmae, está em obras a segunda casa de bombas que deve solucionar o problema naquela região. O reparo no asfalto será encaminhado nos próximos dias.
Outro ponto onde o asfalto não resistiu foi na Rua Álvaro Chaves, entre a Voluntários da Pátria e a Farrapos. No local, a tubulação não deu conta da vazão. Metade da pista ficou isolada com cavaletes da prefeitura. Trabalhos de reconstrução estão marcados para esta semana, segundo o Dmae.