Em pouco mais de uma hora, Porto Alegre se viu embaixo d'água na tarde desta terça-feira (2). Choveu na capital gaúcha, entre as 13h e as 14h, quase metade de todo o volume esperado para o mês de janeiro, que é de 120mm. Conforme a Climatempo, na estação do bairro São João foram registrados 54mm. Já no Jardim Botânico, a marca foi um pouco menor, de 37,4mm.
A explicação para tanta chuva em tão pouco tempo, conforme o meteorologista da Climatempo Vinícius Lucyrio é a quantidade de ar quente e úmido que está sobre o Rio Grande do Sul.
— A circulação de ventos em baixos níveis favorece o crescimento rápido das instabilidades, além da influência indireta de uma frente fria em alto mar, já mais distante — explica Lucyrio.
Em função dessa condição, o Rio Grande do Sul está sob alerta amarelo para tempestades até pelo menos as 23h59min desta terça. A área de risco, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), comporta desde o Litoral Norte, Região Metropolitana, Porto Alegre, Serra, Centro e Nordeste do Estado.
Já na quarta-feira, a formação de um centro de baixa pressão próximo ao litoral do RS vai impulsionar ventos do oceano em direção ao norte e leste do Estado. Por isso, o dia em Porto Alegre será de muitas nuvens, alternando com aberturas de sol, e podendo ter chuva a qualquer hora do dia. Pode chover pontualmente forte em alguns momentos, mas em geral a chuva é de fraca a moderada.