A chuva intensa que atingiu Porto Alegre no meio da tarde desta terça-feira (2) provocou danos em ruas e avenidas, pontos de alagamento e obstruiu acessos de grande fluxo para a mobilidade na Capital, como o Túnel da Conceição e a Trincheira da Ceará. A grande vazão de água coletada no sistema de drenagem pluvial transbordou em ao menos dois locais e impressionou quem viu as cenas.
O primeiro evento, registrado em vídeo remetido por leitor a GZH, ocorreu na Avenida Assis Brasil, à altura do número 765. Por volta das 14h, um grande esguicho passou a ser observado no meio da pista, no bairro São João, próximo ao conjunto arquitetônico da Vila do IAPI.
As imagens mostram o movimento da água sobre a via pública enquanto motoristas e motociclistas buscam efetuar a travessia em segurança. É possível avistar um ciclista percorrendo o trecho com as rodas parcialmente submersas.
Outra imagem ainda mais espantosa foi registrada por um leitor no bairro Floresta, na altura da conjunção entre as ruas Álvaro Chaves e Conselheiro Travassos.
— Foi um susto. Parecia um vulcão — define o empresário Sérgio Ávila, 41 anos, autor do registro.
Ávila administra uma fábrica de pranchas de surfe desde 2017 naquele endereço e conta que foi chamado por um vizinho de prédio para movimentar seu automóvel, pois a elevação da água estava se aproximando.
— Deu tempo de afastar o carro e proteger as máquinas na fábrica, antes de gravar as imagens. Já houve outros alagamentos aqui, mas nunca nesta proporção — descreve.
Dmae inicia reparos na via
Ao final da tarde, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) havia isolado a área afetada e dado início ao conserto da via, que teve fragmentos de asfalto arrancados pela força da água.
Conforme o Dmae, na Avenida Assis Brasil, trata-se de problema "histórico de alagamento" na região. O departamento informou ter obras de ampliação da casa de bombas Sílvio Brum, na Avenida Sertório. "Essa região é afetada pelo problema de macrodrenagem do Arroio Areia. Obras estão sendo realizadas", apontou nota do Dmae.
Na Rua Álvaro Chaves, o conduto forçado de esgoto pluvial, "ali com o expressivo volume de chuva, não deu conta de escoar a água e transbordou", prosseguiu a nota. O Dmae sinalizou o local e irá concluir o reparo no asfalto da via nesta quarta-feira (3).
Outros locais
A EPTC, em seu último boletim da terça, apontou diversos pontos de retenção de água e sinalização para a prevenção de acidentes. Por volta das 20h, a Avenida Assis Brasil havia sido liberada. Já a Rua Álvaro Chaves permanecia parcialmente isolada para obras.
Outros pontos, como trechos das avenida Amazonas, Ceará, Cairú, Farrapos e Severo Dullius mantinham bloqueios para precaução de acidentes. Ruas Mariz e Barros, Felizardo Furtado, Dr. Timóteo e Cristóvão Colombo também tinham dispositivos de sinalização sobre a pista para alertar motoristas e pedestres.