Um edifício da zona norte de Porto Alegre foi evacuado após suspeita de vazamento de gás na manhã desta quinta-feira (11). O caso aconteceu por volta das 11h, no condomínio Jardim Boulevard, na Rua Engenheiro Sadi Castro, no bairro Sarandi.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes foram acionadas para verificar um vazamento de gás liquefeito de petróleo no local. Ao chegarem no condomínio, foram informados pelo síndico de que havia um cheiro forte de gás de cozinha vindo da torre quatro.
A equipe desligou a energia elétrica da torre e desativou a central de gás do espaço. Os moradores foram retirados e conduzidos até a entrada do condomínio. Após o corte dos serviços, eles puderam retornar momentaneamente ao edifício.
Segundo a funcionária pública Pâmela Oliveira, 33 anos, os bombeiros foram acionados quando começaram a surgir relatos de cheiro forte em um grupo de WhatsApp que reúne os moradores do condomínio:
— Ficamos uma hora na entrada (do condomínio) para evitar os riscos e estamos retornando, mas com luz e energia desligadas, claro. Eles (bombeiros) tomaram as medidas necessárias, mas a apreensão fica.
O retorno do abastecimento de gás e energia na torre quatro só vai ocorrer após um laudo técnico da terceirizada, quando o conserto for finalizado.
Segundo o síndico do condomínio, Douglas Schane, uma empresa terceirizada foi acionada pela Consigaz, responsável pelo fornecimento de gás no condomínio Jardim Boulevard, para fazer manutenção. O serviço deve ser concluído ainda na noite desta quinta.
— As pessoas ficam com receio de que o mesmo que ocorreu no Alto São Francisco (condomínio onde houve explosão) aconteça aqui, mas estamos executando os protocolos para que tudo ocorra dentro da normalidade — afirmou Schane.
A Consigaz disse, em nota, que estava sendo realizado um teste de estanqueidade, procedimento considerado de rotina (leia nota abaixo). Procurada, a construtora Tenda, responsável condomínio, disse estar apurando o ocorrido e que não irá se manifestar no momento.
O que diz a Consigaz
"A informação de vazamento de gás não procede. No local está sendo realizado um teste de estanqueidade, que é um procedimento padrão e rotineiro".