Uma semana após a explosão de um dos edifícios do condomínio Alto São Francisco, no bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre, um dos moradores permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cristo Redentor. A assessoria da instituição informou que Rodrigo da Rosa Rufino, 43 anos, está sedado.
Rodrigo era morador de um dos apartamentos atingidos pela explosão e está hospitalizado desde o acidente. Conforme o Instituto-Geral de Perícias (IGP), a principal suspeita é de um vazamento do sistema de gás do condomínio. As causas da falha são analisadas pelo órgão, que buscará esclarecer se foi um problema da tubulação do prédio ou de um apartamento.
Nesta quinta-feira (11), a família lançou uma campanha de doação de sangue por meio das redes sociais. As contribuições podem ser feitas no banco de sangue do Grupo Hospitalar Conceição, localizado no segundo andar do Hospital Conceição, no bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.
O hospital esclareceu que a solicitação de doações de sangue é uma prática padrão para familiares de pacientes que necessitam de cirurgias, ajudando a repor o estoque do banco de sangue da instituição.
Um dos feridos, identificado como Tiago Lemos, 38 anos, morreu na segunda-feira (8), em decorrência do impacto da explosão. O homem, que teve 90% do corpo queimado, morava no mesmo apartamento que Rodrigo.
Outras oito pessoas ficaram feridas, entre elas, dois bombeiros. Todas foram atendidas e receberam alta.