Tradicional ponto de encontro há cinco anos no bairro Medianeira, na zona leste de Porto Alegre, o bar Espetinhos JP teve sua estrutura e suas atividades comprometidas pela tempestade que assolou o Rio Grande do Sul na última terça-feira (16). O estabelecimento, outrora pulsante, agora encontra-se em ruínas, restando aos proprietários buscar apoio financeiro para reconstruir o espaço.
O bar, que operava de quarta a domingo na Rua Caldre Fião, oferecendo apresentações de bandas locais e um cardápio gastronômico recheado, viu-se destruído com a força dos ventos que atingiram a Capital. O teto foi perdido e grande parte da estrutura afetada, resultando em um cenário desafiador para um recomeço.
"O temporal causou estragos imensos no nosso local de trabalho; ganha pão de dezenas de pessoas. A nossa dor é imensurável, perdemos o espaço físico, mas, estamos todos bem. O Espetinho JP, que leva alegria pra tantas pessoas, hoje se encontra destruído", publicou o estabelecimento nas redes sociais.
Uma das proprietárias, Hellen Borges, 31 anos, afirma que o bar mudou para um novo espaço em fevereiro de 2021 devido ao aumento no número de clientes.
— A circulação girava em torno de 200 pessoas por dia — relatou.
Durante quarta-feira (17) e esta quinta (18), a comunidade realizou uma força-tarefa para retirar os escombros do lugar. No entanto, o valor orçado para reconstruir o estabelecimento é de R$ 100 mil.
Para isso, foi aberto um financiamento coletivo pelo site Vakinha, onde os interessados podem contribuir com o valor mínimo de R$ 25.
— Agradecemos as mensagens de conforto e, de antemão, toda ajuda que recebemos e possamos vir a receber. Somos fortes e vamos nos reerguer novamente — completou Hellen.
Produção: Leonardo Martins