Principal líder da oposição nicaraguense ao ditador Daniel Ortega, o ex-candidato à Presidência e ex-preso político Félix Maradiaga, 47 anos, é o primeiro palestrante confirmado da 37ª edição do Fórum da Liberdade 2024, que será realizada em 4 e 5 de abril de 2024, na PUCRS, em Porto Alegre.
Durante os protestos generalizados contra o regime de Ortega em 2018, Maradiaga enfrentou inúmeras acusações criminais e campanhas difamatórias. Ele também sobreviveu a duas tentativas de assassinato naquele ano, uma das quais resultou em sua hospitalização e saída temporária da Nicarágua. Ao retornar, em 2019, foi colocado em prisão domiciliar várias vezes.
Em julho de 2021, Maradiaga foi preso arbitrariamente após anunciar suas intenções de concorrer à Presidência. Foi então enviado para uma prisão de segurança máxima, onde suportou condições desumanas durante 611 dias, período durante o qual passou por mais de 400 interrogatórios.
Em 9 de fevereiro de 2023, ao lado de 221 presos políticos, foi deportado para os Estados Unidos, teve seus bens confiscados e a sua nacionalidade nicaraguense retirada, tornando-se um apátrida.
Quem é Félix Maradiaga
Maradiaga é conhecido pela sua experiência na defesa da democracia, dos direitos humanos e na liderança de pensamento na estratégia de resistência não violenta. Devido aos seus esforços, 25 organizações internacionais de direitos humanos reuniram-se em Genebra em 2023 para homenageá-lo com o Prêmio Coragem da Cimeira de Genebra.
Bacharel em Ciência Política, Maradiaga fez pós-graduação em Harvard e na Universidade de Barcelona, sendo selecionado como Yale World Fellow (2008). Foi reconhecido como Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial (2009) e Aspen Global Leadership Fellow pelo Aspen Institute (2010).
É coautor de vários livros e de mais de uma centena de artigos e ensaios. O seu trabalho é focado principalmente na decadência da democracia na América Latina e na colaboração entre regimes autocráticos em todo o mundo.
Atualmente, Maradiaga é presidente da Fundação para a Liberdade da Nicarágua. Também iniciou a campanha internacional EndArbitraryDetention.org para aumentar a conscientização sobre a situação dos presos políticos em todo o mundo. É membro da Red Liberal de America Latina (Relial) e reside em Miami (EUA) com a família.