Liberdade de expressão, cancelamento, censura e busca pela verdade. Esses foram os principais temas do painel "Você deveria dizer tudo o que acha? Liberdade de expressão e o politicamente correto", relizado na tarde desta sexta-feira (14). no Fórum da Liberdade, em Porto Alegre. O debate teve a participação da escritora e jornalista Madeleine Lacsko, do youtuber João Nogueira e do diretor-executivo do movimento Livres, Magno Karl.
Primeiro a falar, Karl fez uma retrospectiva histórica sobre humor, música e liberdade de expressão no Brasil, partindo dos anos 1990 até a atualidade. O diretor-executivo do Livres disse que, no passado, era possível ser "bobo sem se cancelado, porque não existia uma estrutura de policiamento e de julgamento de nossos atos e palavras".
— Precisamos ter mais pessoas com coragem, mais humoristas, políticos e empresas com coragem de enfrentar todo esse mecanismo, mas heróis são raros, o heroísmo é raro. Tenham apreço à liberdade alheia — disse Karl.
Em Porto Alegre para participar do Fórum e também para lançar o livro Cancelando o Cancelamento, Madeleine afirmou que a linha divisória do fenômeno do cancelamento é o bullying e a censura. A escritora observou que, ao longo da história, as sociedades cresceram com a colaboração. Já as redes sociais operam em sentido contrário, uma vez que o algoritmo premia com alcance e engajamento "as pessoas que criam animosidade contra outro grupo".
— Estamos nos preparando para criar uma geração fracassada. Eu sou obrigada a aturar o que me ofende? Não, mas você não pode proibir as pessoas de falar. A gente precisa ter valores, a gente não pode ter vergonha de ser quem a gente é, saber que a gente tem o bem e o mal dentro da gente. O que não é negociável é a dignidade humana, "contra o meu adversário vale tudo" — defendeu.
Depois da escritora, Nogueira fez relações entre liberdade de expressão e busca pela verdade. Segundo o criador do canal Pegunte ao Rasta, não existe motivo que justifique qualquer censura:
— Quando a verdade não importa mais, não faz muito sentido você ser a favor da liberdade de expressão. A defesa da liberdade de expressão é a defesa de que possa ser possível uma busca pela verdade. A gente vive uma época em que as pessoas não estão muito buscando isso. Mas eu não consigo jamais imaginar um motivo para qualquer censura que seja. Qualquer opinião, a mais estapafúrdia do mundo, tem que ser expressa.