Foi definida pela prefeitura de Porto Alegre a empresa vencedora para administrar o terceiro terrário urbano da cidade, localizado na Avenida Nilo Peçanha, no bairro Boa Vista. A Alegrow, empresa que já é responsável pelo terrário do bairro Bom Fim, passa a ter direito à exploração comercial, mediante manutenção do espaço e implementação de práticas sustentáveis. A homologação da empresa vencedora do processo licitatório foi publicada na edição de terça-feira (28) do Diário Oficial de Porto Alegre.
De acordo com a prefeitura, o terrário da Nilo Peçanha se destacará por ser o primeiro local da cidade a implementar um elemento icônico sustentável: uma árvore com painéis fotovoltaicos, que convertem a luz solar em energia elétrica, fará parte do espaço.
De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), o valor de outorga foi de R$ 50,8 mil, que será revertido em benefício da comunidade, com a compra e instalação de biodigestores em escolas municipais. O terreno total tem 672,77 metros quadrados, sendo 448 para o terrário, que está localizado entre os números 2.582 e 2.660 da Avenida Nilo Peçanha.
A empresa denominou a área de Esquina do Futuro e pretende integrar mais 10 medidas sustentáveis, como plantio de flora nativa rio-grandense, reaproveitamento de água da chuva, tratamento de resíduos, telhado verde, piso drenante e pontos de recarga elétrica para veículos e bicicletas.