Vem aí mais um terrário urbano em Porto Alegre. No próximo dia 5 de julho, ocorre a licitação para definir a empresa responsável pela área localizada na Avenida Dr. Nilo Peçanha, no bairro Boa Vista. Será o terceiro projeto do tipo a ser implementado na Capital. Trata-se de um espaço público de convivência inspirado nos pocket parks (mini parques) de Nova York.
Desenvolvida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a ideia envolve, basicamente, a revitalização de pequenas áreas ociosas da cidade em parceria com a iniciativa privada. São terrenos públicos baldios, sem grande potencial construtivo, que, não raro, viram depósitos irregulares de lixo. A Capital tem uma centena de locais assim.
O primeiro terrário do Brasil foi entregue à população no início de junho na Capital, na esquina das ruas Lucas de Oliveira e Neusa Brizola, no bairro Petrópolis. O espaço está aos cuidados da Maçaíx, empresa de comércio de açaí com lojas no Brasil e no Exterior.
Para agosto, está prevista a inauguração do segundo projeto, na esquina das ruas Garibaldi e Frei José Otão, no bairro Bom Fim, que tem como permissionária a empresa Alegrow.
A área na Nilo tem 500 metros quadrados e, segundo o edital, deverá contar com uma estrutura removível, do tipo container, com banca, estande, quiosque ou similar, e banheiro acessível, de uso público, com área total máxima a ser instalada de 100 metros quadrados. O projeto executivo deverá contemplar, necessariamente, práticas sustentáveis, desde os materiais construtivos até o mobiliário urbano e demais equipamentos.
Também estão previstos no contrato o plantio de mudas nativas, a utilização de energia renovável, o uso racional da água e de materiais reutilizáveis, recicláveis e/ou biodegradáveis.
O valor pago pela outorga da área, segundo a Smamus, será revertido, mais uma vez, em benefício da comunidade, com a compra e instalação de biodigestores em escolas municipais.
A licitação, do tipo pregão eletrônico, terá sessão pública às 10h, no site portaldecompraspublicas.com.br.