Moradores da Rua Gomes de Freitas, no bairro Jardim Itu, na zona norte de Porto Alegre, esperam há cerca de dois meses pela recuperação do asfalto, que apresenta vários buracos. Em relato a GZH, os residentes no bairro já observaram acidentes e carros com pneus furados por conta do problema.
Atendente em uma loja de embalagens, Fabiano Rodrigues Dutra Martins relata que muitos motoristas não percebem os buracos e acabam correndo riscos. Com os bloqueios na pista, também há dificuldades para fazer a descarga de materiais no estabelecimento.
— Se o caminhão para aqui na frente, ninguém mais passa, pois os buracos não permitem que ninguém use a faixa da direita. Já vi vários técnicos da prefeitura virem aqui e olhar a situação, mas, até agora, nenhuma obra começou — afirmou.
O trecho com maior dificuldade fica entre a Rua Guiné e a Rua Líbia, onde passam duas linhas de ônibus.
— A situação está bem preocupante. Esses dias, um motociclista caiu e derrubou até os cavaletes. Minha filha estava passando e viu um carro que bateu tão forte nos buracos que ela achou que o veículo ia quebrar — relatou a aposentada Elisete Donner, que mora em uma rua próxima a Gomes de Freitas.
Contraponto
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) informou que os serviços de manutenção do asfalto na Rua Gomes de Freitas estão programados para os próximos dias. No entanto, os serviços ocorrerão dependendo das condições climáticas.