Depois de duas semanas com obras paradas, a troca de asfalto na Avenida Manoel Elias foi retomada. O trecho de 2,6 quilômetros, entre as avenidas Protásio Alves e Baltazar de Oliveira Garcia, está sendo recuperado.
Os trabalhos no local foram iniciados em agosto. Porém, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), a chuva fez com que a obra fosse interrompida por duas semanas. Um pequeno trecho já chegou a ganhar asfalto novo, mas as condições do tempo suspenderam as atividades. Nesta semana os serviços foram retomados.
O consórcio Renova POA, formado pelas empresas Sultepa e RGS, está fazendo a remoção do asfalto antigo, a recuperação da base da pista e a aplicação do asfalto novo. De acordo com o secretário Marcos Felipi Garcia, as obras serão finalizadas em fevereiro, se o tempo colaborar.
Junto da Manoel Elias, as avenidas Benjamin Constant, Sertório e Assis Brasil, além da Rua dos Maias também estão recebendo intervenções. O investimento nestas vias é de R$ 23 milhões, somando 13 quilômetros de extensão.
O contrato de renovação do asfalto, porém, é maior. Ao todo, 17 ruas e avenidas receberão R$ 60 milhões em investimentos. Na avenida Cristóvão Colombo os serviços ocorrem desde julho. Os trabalhos também já ocorreram na Princesa Isabel. Mas ainda há previsão de obras na Bernardino Silveira Pastoriza e Plinio Brasil Milano. Os recursos fazem parte de um financiamento aprovado pelo Banco do Brasil no ano passado.
- Estas vias passaram por análise de condições de pavimento, que mostrou a necessidade dessas intervenções. A análise técnica foi feita por engenheiros da prefeitura - destaca o secretário Marcos Felipi Garcia.
Após a conclusão destas obras, a vida útil do asfalto será de 10 anos. Além da troca do pavimento, o contrato contempla nova sinalização de pista, nivelamento das tampas de bueiro e construção de rampas de acessibilidade.