Uma nova relação de ruas e avenidas de Porto Alegre vai começar a ganhar intervenções mais profunda. Ao todo, 17 vias da zonas norte, leste e centro, passarão por recuperação.
Na semana passada, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) lançou quatro editais para contratação de empresas. A abertura das propostas ocorrerá entre 18 e 24 de abril.
As ruas e avenidas foram selecionadas por apresentarem sinais de desgaste na pavimentação. A avaliação foi feita pela da equipe de engenharia da Diretoria de Conservação de Vias Urbanas da secretaria.
Dois tipos de intervenção serão realizados. Em ambos os casos, a vida útil do asfalto, após a conclusão dos serviços, será de 10 anos.
A mais profunda envolve retirar o asfalto antigo e recuperar as camadas mais profundas do pavimento - 60cm de profundidade - e aplicar asfalto novo. O serviço será executado no sentido Centro - bairro da Avenida Assis Brasil, no trecho de uma pista da Avenida Sertório, além da Avenida Manoel Elias e rua Bernardino Silveira Pastoriza, Benjamin Constant, além da rua dos Maias. Já a Avenida Cristóvão Colombo receberá intervenção em dois pontos: entre as ruas Dr. Barros Cassal e Ramiro Barcelos, e entre a Ramiro Barcelos e a avenida Benjamin Constant.
No outro tipo de recuperação não será necessário mexer nas camadas mais profundas. Mas haverá troca do asfalto antigo por um do novo pavimento.
Na zona leste, serão realizadas obras nas ruas Tenente Alpoim, São Manoel, Dr. Murtinho, Coronel Neves, e Avenida Princesa Isabel. No Centro, o trabalho ocorrerá na Rua Santana. Na zona norte, as obras atingirão as ruas Silva Jardim, Carlos Trein Filho, Anita Garibaldi, e Avenida Plinio Brasil Milano.
Os contratos ainda incluem a sinalização da pista, nivelamento das tampas de bueiro e construção de rampas de acessibilidade. Os contratos terão duração de um ano após a ordem de início.
A ideia é investir até R$ 60 milhões. O recurso é oriundo de um financiamento obtido junto ao Banco do Brasil, que foi liberado no ano passado.
- Esse recurso será fundamental para aumentarmos os serviços de qualificação das vias da cidade e trazermos mais segurança para o trânsito em pontos onde há um grande fluxo de veículos. Por outro lado, a Smsurb continuará atuando em outras vias menores por meio de outras empresas terceirizadas - explica o secretário Marcos Felipi.
Recuperação estrutural
- Cristóvão Colombo entre ruas Dr. Barros Cassal e Ramiro Barcelos;
- Cristóvão Colombo entre Ramiro Barcelos e Avenida Benjamin Constant;
- Rua Bernardino Silveira Pastoriza;
- Rua Benjamin Constant;
- Av. Assis Brasil (sentido Centro - bairro);
- Av. Sertório (trecho com uma pista);
- Rua dos Maias;
- Av. Manoel Elias.
Recuperação funcional
- Rua Ten. Alpoim;
- Rua Cel. Neves;
- Av. Princesa Isabel;
- Rua São Manoel;
- Rua Dr. Murtinho;
- Rua Santana;
- Rua Silva Jardim;
- Rua Carlos Trein Filho;
- Rua Anita Garibaldi;
- Av. Plinio Brasil Milano.