Boa notícia para os usuários da BR-290. Depois de vários anos com parcos investimentos, a duplicação da rodovia, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, voltou a receber montante suficiente para ampliar os serviços.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já tem disponível R$ 170 milhões para a obra. O recurso será usado ao longo do ano de 2023 em dois trechos.
O primeiro deles é o que já recebe intervenção. Estão sendo executados 14 quilômetros da duplicação, em Pantano Grande. No local também está em construção um viaduto de acesso ao município. Com essa verba, a expectativa é que seja possível concluir a obra nessa região.
Também será possível começar a obra em um outro trecho da BR-290, de 10 quilômetros - entre os kms 189 e 199. A execução dos trabalhos é coordenada pelo consórcio Trier Ctesa.
A duplicação de 115,7 quilômetros, entre Pantano Grande e Eldorado do Sul, foi iniciada em 2014, ao custo de R$ 583,55 milhões. Havia previsão de que a obra fosse concluída até outubro de 2017.
O governo federal já havia sinalizado que a obra seria uma das prioridades da nova gestão. Porém, ainda não é possível o quanto será possível executar da obra com recursos públicos.
Um projeto está sendo desenvolvido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que prevê que a duplicação da BR-290 será concluída pela iniciativa privada. Como contrapartida, a empresa instalaria pedágios na estrada. A medida gera crítica por parte de moradores e políticos.