Depois de meses com cofres raspados, a duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas está ganhando sobrevida. Os recursos do orçamento de 2023 do governo federal já chegaram para a obra.
O investimento ao longo do ano será de R$ 234 milhões. O montante é suficiente para garantir que a construção não sofra interrupções até dezembro. Com esse recurso será possível retomar obras paradas e dar prosseguimento às que estão em andamento.
Nos trabalhos que estão em execução, os investimentos serão feitos entre Guaíba e Tapes, nos dois lotes de competência do Exército; no lote cinco, entre Camaquã e Cristal; no lote sete, entre Cristal e São Lourenço do Sul, e na construção da ponte sobre o Rio Camaquã, entre Cristal e Camaquã.
Também será possível retomar a construção no lotes seis, em Cristal; e nos trechos oito e nove, entre São Lourenço do Sul e Pelotas. Só não haverá investimento na contratação do lote três, em Sentinela do Sul, onde o governo avalia repassar a obra para uma nova concessão de rodovias.
Dos 211 quilômetros que estão sendo duplicados desde 2012, 147,8 já estão liberados, o que corresponde a 70%. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para que as obras possam ser finalizadas ainda será necessário garantir mais R$ 266 milhões para 2024.
São Leopoldo
O orçamento de 2023 também garantiu R$ 170 milhões para as obras da BR-116 em São Leopoldo. Com esse montante será possível concluir a duplicação da ponte do Rio dos Sinos, construir um novo viaduto junto da RS-240 e construir mais uma faixa de tráfego em cada sentido da rodovia neste trecho.
Se o governo federal garantir recurso semelhante para as obras da BR-116 na Região Metropolitana de Porto Alegre em 2024, o Dnit deverá dar início a novas obras. Somente o trecho de Canoas deverá receber investimento de R$ 100 milhões a partir do ano que vem.