O governo federal está mudando a estratégia de investimento para a duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas. Na gestão de Jair Bolsonaro, o término das obras ocorreria a partir de uma nova concessão.
A empresa que vencesse o leilão se responsabilizaria em concluir um dos nove lotes da duplicação. Porém, em visita nesta sexta-feira ao Rio Grande do Sul (27), o ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que a duplicação será finalizada com recursos públicos.
Nesta manhã, Renan Filho, também deu ordem de início às obras do lote 7 da BR-116, entre Cristal e São Lourenço do Sul. A expectativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes é poder concluir o Viaduto de São Lourenço do Sul, completar a duplicação junto ao viaduto e fazer as ruas laterais na comunidade dos Coqueiros até o fim de 2024.
Sobre a conclusão da nova ponte do Guaíba, Renan Filho garante que a decisão de repassa-lá para a iniciativa privada está sendo reavaliada. Uma parceria com o governo gaúcho é estudada.
Recursos do Estado poderão ser usados no reassentamento das 600 famílias. Se o acordo for efetivado, a ponte seria repassada para a concessão somente após o término das obras, cabendo à empresa vencedora fazer a manutenção da estrutura.
- A solução precisa da colaboração do Estado. O governo federal tem R$ 86 milhões alocados no orçamento para a conclusão da ponte sobre o Guaíba. Mas nós precisamos das condições para executar a obra. Essa parceria significa garantir que a gente possa avançar com essas obras. Ou então nós vamos incluir a finalização das obras num eventual processo de concessão - destaca Renan Filho.
Já sobra a duplicação da BR-290, Renan Filho não vê possibilidade do governo federal assumir a conclusão dos serviços. Dessa forma, o término da obra deve mesmo ser repassado para a iniciativa privada.
Renan Filho também prometeu entregar as obras da BR-116, em São Leopoldo, ainda em 2023. As novas pontes sobre o Rio dos Sinos estão em execução e deverão receber reforço de caixa. Segundo ele, o Rio Grande do Sul receberá R$ 1 bilhão de investimentos nas rodovias federais ao longo deste ano.