Os antigos relógios Masson, instalados nas quatro entradas principais do Mercado Público de Porto Alegre, serão recuperados. Eles estão estragados há mais de 30 anos.
Ao todo, são oito aparelhos, que estão posicionados dos lados de dentro e de fora das quatro entradas. Os relógios, que são tombados pelo Patrimônio Histórico, começaram a ser retirados na quarta-feira (8).
Em março, a coluna apurou os 15 problemas existentes no Mercado Público. Os relógios parados constaram na relação.
A Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) contratou a empresa catarinense Krugertime. Os aparelhos serão levados para Joinvile, onde passarão por conserto.
A expectativa da empresa é que eles estejam em funcionamento até o Natal. Após o conserto, o ajuste do horário será digital, por meio de um aplicativo de celular.
Mesmo com essa transformação, a garantia da prefeitura é que os aparelhos não perderão a identidade retrô. Segundo a Smap, a maior dificuldade foi encontrar uma empresa que conservasse a originalidade do relógio mantendo a mesma identidade, qualidade e design originais das relíquias que tem mais de 154 anos.
- Conseguimos um especialista em relógios antigos. , com aval da Masson - destaca o secretário André Barbosa.