A população de Porto Alegre pode participar até esta quinta-feira (30) da consulta pública virtual de revisão do Plano Diretor do município. O processo foi aberto no começo deste mês e, segundo a prefeitura, conta com pelo menos 121 contribuições.
No formulário virtual constam os cinco objetivos da proposta e em cada um deles são listadas 20 estratégias para alcançá-los. Ao participar, o cidadão elege cinco estratégias em cada um dos objetivos.
Os itens listados em cada uma das proposições foram apresentados durante a terceira etapa da Conferência de Revisão do Plano Diretor, que ocorreu entre os dias 7 e 9 de novembro.
Na ocasião, cerca de 350 pessoas estiveram no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e puderam opinar a respeito dos itens votados para que a Capital atinja cada um dos objetivos definidos em etapas anteriores.
Os objetivos da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre são:
- Qualificar os espaços públicos e potencializar a utilização do Guaíba;
- Reduzir o tempo de deslocamento das pessoas nos trajetos diários;
- Reduzir o custo da moradia e garantir o acesso de todos à cidade;
- Adaptar a cidade para os efeitos das mudanças climáticas e zerar as emissões de gases de efeito estufa;
- Fortalecer o planejamento urbano com base na economia urbana para responder eficientemente às dinâmicas da cidade e potencializar suas formas de financiamento.