Depois do protesto de moradores do bairro Arquipélago, na Ilha das Flores, em Porto Alegre, a prefeitura iniciou os reparos na Rua do Pescador. A via, de chão batido, apresenta buracos e alagamentos há meses que, conforme os moradores, motivaram a manifestação. A promessa é que o serviço seja concluído até a próxima sexta-feira (27).
Na manhã desta terça-feira, asfalto fresado foi colocado nos buracos mais críticos e patrolas limparam o caminho da via. Mesmo assim, os habitantes reclamam que o serviço atual é somente um paliativo e que não é feito com frequência. Neste caso, a prefeitura diz que deve ser feito patrolamento de 30 em 30 dias, quando as condições climáticas forem favoráveis.
Protesto na BR-290
O motorista de aplicativo Augusto Brasil, 39 anos, que mora há cinco anos na rua, disse que a manifestação foi causada pela demora da prefeitura em atender o pedido.
— A gente protocola a toda hora (reclamações) na prefeitura e não adianta. Ontem (segunda) até vieram aqui, a gente achou que iam arrumar a rua e no fim não fizeram nada. Dizem que o prazo (dos protocolos) é de 24 horas, que vão mandar alguém. Na última vez falaram que era de 50 dias. Aí o pessoal ficou louco, né? Começaram a se mobilizar pra fazer o protesto — relata Augusto.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) informou que chegou a fazer vistorias no local, mas não conseguiu iniciar os trabalhos de recuperação por conta das condições climáticas. A pasta informou que estuda utilizar outro tipo de pavimento no local, mas considera uma demanda complexa, já que a rua fica na beira do rio e inunda quando o nível das águas sobe, o que prejudicaria um possível asfalto.