A partir desta sexta-feira (1°), o atendimento 156, número de telefone que batiza o serviço que recebe e encaminha solicitações da população para a prefeitura de Porto Alegre, passa a contar com o formato presencial. Com a novidade, moradores da Capital podem ir à unidade Tudo Fácil Zona Norte, localizada no Bourbon Shopping Wallig, na Avenida Assis Brasil, para serem atendidos. Até o momento, o serviço era exclusivamente por telefone e pela internet.
Essa iniciativa, que busca facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos, é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), responsável pelo 156, e o governo do Estado, que coordena o Tudo Fácil.
Segundo Adriana Gambino, diretora de Transparência e Cidadania da SMTC, essa mudança ocorre porque foi constatado que muitas pessoas preferem um atendimento presencial ou com interação humana.
— Cerca de 70% das chamadas para o telefone do 156 são para buscar informações, enquanto somente 30% são para criar ordens de serviço. Percebemos que o porto-alegrense gosta de falar com os atendentes e sentem que suas demandas são acolhidas quando são ouvidos por pessoas — afirmou.
No Tudo Fácil Zona Norte, a partir de sexta, serão disponibilizados dois guichês de atendimento presencial e dois volantes de autoatendimento. A diretora ainda explica que a ideia é expandir o atendimento presencial para as unidades do Tudo Fácil na Zona Sul e Centro Histórico nos próximos meses.
O que é o 156?
O 156 recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos prestados pelos órgãos municipais. As principais demandas envolvem zeladoria: água, esgoto, limpeza urbana, poda de árvore e tapa buraco. Confira a cartela completa de serviços pelo site: prefeitura.poa.br/carta-de-servicos.
Além do atendimento presencial, é possível usar o serviço pelo número 156, através do site 156Web, pelo aplicativo 156+POA e pelo WhatsApp (51) 3433-0156. Também dá para mandar e-mail para o 156poa@portoalegre.rs.gov.br
O que é o Tudo Fácil?
Criado em 1998 pelo governo estadual, o Tudo Fácil centraliza o atendimento aos serviços públicos em um único lugar. O programa conta com oito unidades no Rio Grande do Sul. Emissão de identidade, pedidos de ligação e religação de luz, segunda via de conta de água, entre outros, são algumas das demandas atendidas pelo programa. Confira a lista completa no site rs.gov.br/tudofacil
Serviço:
- O que: atendimento presencial do 156
- Quando: a partir de sexta-feira (1)
- Onde: unidade Tudo Fácil Zona Norte, localizada no 3º andar do Bourbon Shopping Wallig (Avenida Assis Brasil, 2.611, bairro Cristo Redentor)
- Horários de atendimento: de segunda a sexta, das 10h às 20h, e sábados das 10h às 14h.
*Produção: Júlia Ozorio