O Gabinete da Causa Animal (GCA), órgão subordinado ao gabinete do prefeito de Porto Alegre, disponibiliza 1.680 protocolos para castração gratuita de cães e gatos, sendo que ainda há vagas para agendamentos.
Nove clínicas credenciadas participam da campanha, voltada exclusivamente aos pets de tutores da Capital. O serviço de castração contempla oito bairros de diferentes regiões de Porto Alegre. É permitido castrar até cinco animais por pedido, sendo no máximo três fêmeas (veja a relação dos locais e como proceder para solicitar o serviço no fim desta reportagem).
O projeto visa descentralizar o processo de castração realizado na Unidade de Saúde Animal, que fica localizada na Lomba do Pinheiro.
— Este projeto é para os tutores que não conseguem se deslocar até lá, porque é um lugar longe — explica a secretária municipal da Causa Animal, Patrícia Martins. — A importância é nós termos o controle populacional no município. Estamos fazendo o censo animal e saberemos a quantidade que existe e quantos ainda precisam ser castrados — acrescenta.
Além das nove clínicas credenciadas, as castrações também são realizadas pelo castramóvel da prefeitura. Neste caso, são as subprefeituras das regiões que divulgam onde estará o veículo e coordenam os cadastros.
Nesta quinta-feira (31), a Animal Cause Clínica Veterinária, no bairro Restinga, recebia tutores com os pets para castração. No local, que possui três mesas de cirurgia, a média de agendamentos para o processo fica entre 30 a 40 por dia.
— Temos uma população muito grande de animais e há várias pessoas de áreas humildes que não têm acesso ao serviço de castração particular. Por intermédio da prefeitura, elas conseguem, e nós tentamos diminuir a procriação em massa — pondera o médico veterinário Raffael Bochio, que estimava realizar cerca de 60 procedimentos com os animais nesta quinta. — Castrar evita fugas dos animais, tumores de mama, de testículos, infecção uterina e auxilia na diminuição da agressividade por territorialidade — acrescenta.
"Não adianta ter e não cuidar"
A aposentada Priscila Meireles, 41 anos, estava acompanhada da filha Alexia, 10. As duas levaram quatro cães (três fêmeas e um macho) e um gato (macho) para passar pelo procedimento.
— É muito importante porque aqui, na Restinga, temos muitos bichos nas ruas. As pessoas não têm como pagar e os cachorros ficam nas ruas sem comida — atesta Priscila.
A analista Geovana Agostinho da Silva, 40, encaminhou cinco gatos (três machos e duas fêmeas) para a castração.
— Acho superimportante, porque estimula a adoção. Liguei para o telefone 156 e fiz o cadastro — comenta.
O marido dela, o motorista Alexsander Soares, 45, afirma que o público precisa saber sobre o serviço gratuito.
— Quanto mais divulgado for, melhor. Tem gente que não vem pensando que é preciso pagar. Animal é que nem filho: não adianta ter e não cuidar — reflete ele.
A dona de casa Audrey Alves, 39, segurava a gatinha Brisa no colo. Ao lado dela, a assistente social Heloísa Michel, 58, fazia companhia para o gato Preto, que esperava para entrar na sala de cirurgia em uma caixinha de transporte.
— Assim ela (gatinha Brisa) não sairá de casa e não será atacada por cachorros — exemplifica Audrey, em relação aos benefícios do procedimento.
Como conseguir a castração gratuita dos pets
Quem possui cão ou gato e deseja castrar o animal de forma gratuita precisa seguir alguns passos:
- As solicitações podem ser feitas via sistema 156 (telefone, site ou pelo WhatsApp 51 3433-0156).
- O solicitante precisa ter mais de 18 anos.
- É preciso fornecer RG ou outro documento de identificação com foto e número de CPF, comprovante de residência em Porto Alegre e o Número de Identificação Social (NIS) ativo na cidade ou do cartão Bolsa Família ativo no CadÚnico.
— A pessoa liga para o 156, pede a clínica mais perto de sua casa e será aberto o protocolo. As clínicas é que fazem o posterior contato com o tutor para levar o seu animalzinho — conclui a secretária municipal da Causa Animal, Patrícia Martins.
Conforme dados da prefeitura, de janeiro de 2021 até até julho de 2023, foram realizadas 44.364 castrações de cães e gatos na cidade.
Protocolos abertos e bairros contemplados:
Zona Sul
- Restinga - 26 protocolos
- Vila Nova - encerrados
- Hípica - 76 protocolos
- Belém Novo - 65 protocolos
Zona Norte
- Humaitá - 85 protocolos
- Jardim Itu - 97 protocolos
Zona Leste
- Morro Santana - 133 protocolos
Zona Central
- Petrópolis - 92 protocolos
- Cidade Baixa - 150 protocolos
Clínicas credenciadas
Zona Norte
- Patas do Mundo Vet Assistence Clínica Veterinária (Rua Lopes Teixeira, 36, bairro Jardim Itu)
- Senna Pet Shop (Rua Dr. Paulo Heccker, 61, bairro Humaitá)
Zona Leste
- Xik Dog Clínica Veterinária e Pet Shop (Avenida Protásio Alves, 7.495, bairro Morro Santana)
Zona Sul
- Animal Cause Clínica Veterinária (Avenida João Antônio Silveira, 1.033, bairro Restinga)
- Vivi Vet Clínica Veterinária (Avenida João Salomoni, 135, bairro Vila Nova)
- Scooby Dudu Pet Shop (Avenida Edgar Pires de Castro, 2236, bairro Hípica)
- Centro Veterinário Extremo Sul (Avenida Heitor Vieira, 345, bairro Belém Novo)
Zona Central
- Bem Bicho Clínica Veterinária (Rua Barão do Amazonas, 314, bairro Petrópolis)
- Clínica Veterinária CB (Rua José do Patrocínio, 621, bairro Cidade Baixa).