Paradas de ônibus de Porto Alegre começaram a receber painéis que informam, em tempo real, as próximas chegadas e o período de espera pelos coletivos. A novidade foi instalada em 12 abrigos, localizados nas seguintes vias: Cavalhada, Borges de Medeiros, José de Alencar, Praia de Belas, Loureiro da Silva, Ipiranga, Mostardeiro, 24 de Outubro e Goethe.
De acordo com a prefeitura, o sistema opera em fase de testes, e a divulgação oficial do serviço será realizada após essa etapa. A previsão é de que os painéis com aviso de horário em tempo real sejam instalados em 180 pontos da Capital — o prazo, contudo, não foi informado.
Os painéis são de responsabilidade da Eletromidia, concessionária responsável pela gestão, instalação e manutenção das novas paradas de ônibus da cidade. A empresa conta com a parceria da CittaMobi, que já fornece o serviço de GPS aos ônibus e oferece o monitoramento por meio de aplicativo para celular.
Novas paradas
A prefeitura estima que, até 2027, cerca de 1,5 mil paradas sejam instaladas na Capital por meio da Eletromidia. Até junho, conforme relatório da empresa, 305 já estavam em funcionamento.
O custo de instalação e manutenção é de responsabilidade da Eletromidia, que venceu o edital de Parceria Público-Privada (PPP) e será a concessionária do serviço por 20 anos.
As novas estruturas contam com entrada USB para carregamento de eletrônicos, painel com lista de linhas do transporte público que param no ponto, assentos e iluminação em LED, além da já tradicional cobertura e proteção contra chuva e vento para quem estiver nos assentos aguardando pela condução.
As peças são confeccionadas no interior de São Paulo e montadas apenas no local definido.
Paradas com wi-fi
Em março, a Eletromídia anunciou, durante o South Summit 2023, que cem abrigos de ônibus da cidade terão wi-fi gratuito por fibra ou 5G até o final deste ano. Neste primeiro momento, 20 pontos de ônibus já estarão prontos com a novidade em bairros como Bela Vista, Centro Histórico, Menino Deus, Rio Branco, Floresta e Jardim Botânico.
Nos demais abrigos, a tecnologia será implantada gradativamente nos próximos meses. Inicialmente, a parceria terá duração de 15 meses.
Produção: Leonardo Martins