Um termo de cooperação entre a prefeitura de Porto Alegre e as empresas responsáveis pelos aplicativos Cittamobi e Moovit promete mais precisão nas consultas sobre a localização dos ônibus que circulam na Capital, utilizando os sinais de GPS disponibilizados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os apps, que já operam na cidade, estão disponíveis nas plataformas Android e iOS e são gratuitos (veja o serviço abaixo).
Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), além de apresentar melhorias na localização dos coletivos, as ferramentas indicam aos usuários como chegar até o destino, apresentando todas as opções disponíveis de caminhos que podem ser utilizados.
— Todo convênio que se faz, e esse não é diferente, prevê troca de dados e cooperação técnica entre as partes. Então, o que a gente espera é que esses aplicativos nos deem, por exemplo, comportamento do usuário, onde normalmente os usuários pegam os ônibus, onde eles estão desembarcando — exemplifica o titular da SMMU, Adão Castro Júnior.
A Cittamobi já oferecia um sistema de localização dos ônibus em tempo real, mas anteriormente a base de dados do aplicativo era da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP). A partir de agora, as duas plataformas irão funcionar em parceria direta com a prefeitura, por intermédio da EPTC.
— (A mudança) Vai nos ajudar muito nas políticas públicas de melhoria do transporte público e ser mais assertivo quando a gente, na verdade, incrementa viagens e também melhora a frequência em determinadas regiões e bairros — afirma o secretário.
Para a gerente de Desenvolvimento e Inovação da EPTC, Júlia Lopes de Oliveira Freitas, o novo convênio um "ciclo contínuo" de melhorias "com foco no usuário".
— Serão disponibilizados relatórios de uso e feedback dos usuários, pesquisas de satisfação e melhoria da informação, não só nos aplicativos, mas também nas paradas, sobre as próximas chegadas — ressalta Júlia.
A prefeitura garante que "toda a frota operante possui o validador de localização de GPS" na Capital.
— Todos os GPS dos ônibus estão ligados aos dois sistemas, ao Moovit e ao Cittamobi. O que acontece, às vezes, e pode acontecer, são áreas de sombra que a cidade possui, que às vezes a comunicação fica danificada, ou algum defeito no módulo de comunicação que às vezes pode trazer, evidentemente, esse problema (GPS fora do ar). De novo, evidentemente, a gente tem que acompanhar isso mais de perto para reduzir essas situações — diz Castro Júnior.
Para baixar os aplicativos
Ambos os aplicativos estão disponíveis nas lojas de app do Android e do iOS e podem ser usados de foram gratuita.
- Para baixar no Android, basta ir na Play Store e pesquisar pelo nome das aplicações, "Cittamobi", ou se preferir "Moovit". Clique em instalar e após a instalação é só sair usando.
- Nenhum dos dois requer login e senha, mas ao fazê-lo, o aplicativo salva os seus endereços e linhas favoritos.
- Para baixar no iOS, basta repetir os mesmos processos na Apple Store.
Produção: Anderson Cardozo