O ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) de Porto Alegre, no bairro Santana, foi fechado na noite desta quinta-feira (13). A decisão, tomada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), está baseada no entendimento de que a situação do tempo não é mais tão severa como quando o local foi aberto, na noite de quarta-feira (12).
No primeiro dia, sete pessoas em situação de rua foram abrigadas no ginásio, que tem, ao todo, 50 vagas para pernoite. Cinco delas aceitaram ser encaminhadas para albergues da Capital. Outras duas receberam kits de higiene e roupas e optaram por retornar às ruas.
Já no segundo dia, ninguém precisou ser abrigado no ginásio. O local foi fechado, mas, conforme a Fasc, que administra a estrutura durante o inverno, poderá ser reaberto a qualquer momento se a necessidade for identificada pela Defesa Civil.
Durante a passagem do ciclone em meados de junho, o ginásio do Demhab também foi aberto. Na ocasião, mais de 70 pessoas utilizaram a estrutura durante as intempéries.