Foi anunciada, nesta quinta-feira (17), a volta do serviço de aluguel de patinetes elétricos de Porto Alegre. O anúncio foi feito pelo prefeito Sebastião Melo durante a abertura da 2ª edição do Encontro Regional do Iclei Sul, no Farol Santander. Os veículos estarão, de maneira inicial, no Centro Histórico e nos bairros Bom Fim e Cidade Baixa a partir da segunda quinzena de setembro.
Ao todo, serão 450 patinetes administrados pela empresa portuguesa Whoosh. O custo para desbloqueio do patinete será de R$ 3, somado a R$ 0,80 por minuto rodado. As estações não terão uma estrutura física. Elas vão ser localizadas por meio de um aplicativo, que vai indicar os locais onde haverá um adesivo indicativo.
Essa não é a primeira vez que Porto Alegre contará com esse tipo de serviço. Porém, atualmente não havia mais nenhum contrato vigente com empresas do setor. Por isso, o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, explicou quais as novidades do novo serviço em comparação com os antigos.
— Antes, o patinete tinha que ser removido para carregar a bateria. Agora, a troca da bateria será feita no mesmo local onde ele está instalado. Além disso, haverá um novo sistema de amortecimento frontal e traseiro, que dá uma melhor condição de usabilidade e uma menor manutenção para a empresa — afirma o secretário.
O serviço ainda terá a possibilidade de ampliação do número de estações conforme demanda. Conforme o secretário, por exemplo, a região da Orla receberá as estações somente nos trechos 1 e 2, entre o Gasômetro e Rótula das Cuias. Dessa forma, já foi enviado um indicativo para a empresa responsável solicitando a ampliação também para o trecho 3, que já costumava ter os patinetes em contratos anteriores, e que concentra um número alto de usuários.