Três deques de madeira na orla do Guaíba, em Porto Alegre, estão com acesso bloqueado ou limitado. As estruturas foram cercadas por redes, segundo a concessionária GAM3 Parks, responsável pelo trecho, para evitar riscos a quem passa pelo local, em razão dos buracos e desníveis no solo. Ainda não há previsão de quando os espaços devem ser totalmente liberados para circulação do público.
Os deques que ficaram bloqueados estão localizados no trecho 1 da Orla - o chamado Parque Moacyr Scliar. Três estruturas estão cercadas pelas redes de proteção. A primeira delas, mais próxima da Usina do Gasômetro, está parcialmente bloqueada. O segundo deque, na área mais central, perto do quiosque 6, está totalmente isolado. Esse deque se conecta a uma das passarelas de metal, que também teve o acesso impedido.
Na sequência, há um terceiro que possui alguns pontos sem acesso. Nos dois que não estão totalmente fechados, as pessoas conseguem ingressar pelas extremidades. Nos três deques, é possível perceber que se formaram buracos entre a estrutura de madeira e o solo.
Segundo a GAM3 Parks, a área foi isolada para evitar possíveis pequenos acidentes de pessoas que possam circular pelos espaços. Ainda conforme a concessionária, o local vem sofrendo constantemente erosões do solo. A situação teria piorado após a passagem do ciclone extratropical pela Capital.
A GAM3 informou que comunicou a prefeitura sobre a situação e que aguarda parecer da Secretaria de Obras. GZH entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Obras, que prometeu retorno na segunda-feira (14).