O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido como Harmonia, em Porto Alegre, terá plantio de árvores durante a realização do Acampamento Farroupilha, entre os dias 1º e 20 de setembro.
O projeto, batizado de Bosque Farroupilha, foi confirmado pela GAM3 Parks, concessionária que administra as obras no local, junto à Ecoreal, que é uma empresa especialista em práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG), e a Comissão dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre.
Durante o acampamento, serão plantadas 41 mudas de vegetais nativos de Porto Alegre. A quantidade faz referência aos 41 anos do evento. As espécies serão tipicamente gaúchas, como o ipê-rosa, timboúva, salso crioulo e ingá macaco. A área escolhida fica próximo das churrasqueiras e terá como objetivo ser um espaço de convivência e reflexão, com uma placa com histórias e homenagens aos piqueteiros participantes.
A concessionária garantiu que não haverá mais remoções de árvores, com exceção de casos em que estejam deterioradas ou com riscos iminentes.
No final de julho, uma liminar da Justiça suspendeu as obras no parque, em razão de uma ação popular que alegava prejuízos ambientais pelo corte de 103 árvores. Na última sexta-feira (4), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ) decidiu revogar a medida e as obras foram retomadas.
Para realizar compensação ambiental, a GAM3 Parks diz que serão plantadas outras 250 mudas no local. Esse plantio ocorrerá entre os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Uma segunda fase de medidas compensatórias está planejada para acontecer entre março e maio de 2024.
Montagem do Acampamento terá alteração
Com a paralisação das obras no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho de 31 de julho a 4 de agosto pela decisão judicial, o cronograma de montagem do Acampamento Farroupilha sofreu alteração.
Inicialmente, todos os piqueteiros poderiam entrar no parque a partir do próximo sábado (12). Mas agora foi definido que haverá divisão em três fases para instalação.
Conforme a GAM3 Parks, assim que uma área ficar pronta, será liberada para se iniciar a construção do piquetes. O primeiro grupo, com 43 participantes, poderá começar no dia 12 de agosto. No dia 16, serão mais 69 e, por fim, no dia 19, os 122 piquetes restantes estarão autorizados a se instalar.
A concessionária diz que o trabalho de infraestrutura era para ter começado no dia 1º de agosto, mas se iniciou no dia 5, ainda enfrentando períodos de mau tempo.