Quem passar na manhã de domingo (19) nas proximidades do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, pode levar um susto. Uma multidão estará dedicada a apagar um incêndio e atender feridos. Mas é bom avisar: será uma simulação, para treinamento dos servidores da área de saúde e também dos socorristas que atuam em toda a rede de ambulâncias da Capital. É um treino que tem se repetido ao longo dos últimos anos.
O desastre encenado está previsto para acontecer às 10h, mas desde as 7h começam os preparativos. O treinamento, organizado pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), simulará um incêndio no Bloco 15 do Moinhos de Vento. Já se sabe até o número de "vítimas": 41, entre mortos e feridos.
Os atores são recrutados entre os próprios servidores do hospital e voluntários de outros estabelecimentos de saúde. A iniciativa visa avaliar como a Capital está preparada para responder a catástrofes de grande magnitude, medindo a resposta das forças de saúde e segurança.
A simulação envolverá mais de cem pessoas e incluirá ambulâncias do Samu, Transul, Ecco Salva, Unimed e Sul-Vida, além de guarnições do Corpo de Bombeiros e do Instituto Médico-Legal. Serão utilizadas viaturas e um helicóptero. A ideia é reproduzir como seria o atendimento em uma situação real.
Por conta do exercício, poderá haver restrição de tráfego e estacionamento na Rua Dr. Vale. Não haverá restrição ou alteração no atendimento aos pacientes do Hospital Moinhos de Vento. A previsão é que a simulação termine às 14h.
Atenção ao trânsito
A população deve ficar atenta às mudanças no trânsito e à alta circulação de ambulâncias e veículos das forças de segurança na região do hospital.
A partir das 10h de domingo (19), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fará o bloqueio nos cruzamentos das ruas Tiradentes e Ramiro Barcelos, Doutor Vale e General Neto, Doutor Vale e Tiradentes e Santo Inácio com Hilário Ribeiro. As vias ficam bloqueadas até o final do exercício. O acesso local será mantido.
Atendimento normal
Não haverá restrição ou alteração no atendimento aos pacientes do Hospital Moinhos de Vento.